sábado, 8 de dezembro de 2007

Da séria série "Só Me Frodo Mesmo" - II

Ontem precisava resolver uns assuntos burocráticos no centro da cidade. Fui cedo porque achei que ia ser demorado, pedir umas certidões, documentos etc. Então pensei: "melhor deixar o carro num estacionamento, já que vai demorar." Pois bem: coloquei o carro no estacionamento embaixo do Shopping Royal Plaza, às 8 da manhã. Detalhe: o shopping só abre às 10, mas o estacionamento já tava funcionando. R$ 3,50 de estacionamento - mas tudo bem, eu ia ficar bastante tempo mesmo... Tirei meu ticket na maquininha da entrada, deixei o carro e fui ver meus pepinos. Só que foi muito mais rápido que eu pensava: em 10 minutos eu já tinha resolvido tudo. Impressionante como a máquina pública só é rápida quando você está preparado para agüentar a demora!
Bom, fui de volta ao Royal para tirar meu carro do estacionamento. Supresa! O guichê onde você paga o estacionamento, para poder retirar o carro, fica no primeiro andar do shopping - portanto, inalcançável antes das 10 horas da manhã, enquanto o shopping não abre. Que inteligente... Aí achei um guarda no estacionamento que falou pra mim colocar o carro na frente da cancela da saída e ficar buzinando até aparecer algum funcionário para receber os R$ 3,50 (por 10 minutos) do estacionamento. Sugestão do guarda, quero deixar registrado!
Achei pitoresco mas foi assim que procedi. Coloquei o carro parado na saída do estacionamento e buzinei 1, 2, 3, 4 vezes... Até que apareceu um fulaninho com uniforme do estacionamento, só que não veio me atender. Saí do carro e corri atrás dele, pedindo para pagar o estacionamento porque eu precisava sair. Ele olhou para mim como quem está diante de um cara babando numa camisa de força. "Mas vai sair?" Concordei, embora confesse que tenha ficado um pouco envergonhado de estar indo embora tão cedo...
Ele não podia receber. Mas ele ia encontrar quem podia. Resultado: saiu correndo, subiu numa escada, foi procurar um outro funcionário, o qual desceu depois de mais alguns minutos. Falei que queria pagar porque precisava ir e ele me encarou com a mesma cara de quem está lidando com um louco perigoso. Fiquei pensando: será que é proibido ficar tão pouco tempo?
Bom, no final das contas, depois de buzinar 4 vezes, correr atrás de um funcionário e passar por louco diante deste e de mais um, totalizando R$ 3,50 e uns dez minutos perdidos, consegui finalmente sair do estacionamento.
A conclusão, enquanto eu ia embora: demorei mais tempo para conseguir tirar o carro do estacionamento do que pra pedir meus documentos na repartição pública.
Shame on you, Estacenter, shame on you...
Pra entrar no estacionamento é tudo muito simples, pois é mecanizado (só apertar o botão da maquininha na entrada), mas para sair você depende de um ser humano (ou mais de um), então a coisa complica.
Cada vez fico mais desiludido com a humanidade... Se eu fosse o Neo, no filme Matrix, acho que eu ia preferir morar com as máquinas.
Sei que nunca mais caio na arapuca do estacionamento do Royal.

Nenhum comentário: