sábado, 8 de dezembro de 2007

Elite da elite, tropa da tropa

Acabei de ler "Elite da Tropa", o livro escrito pelo(s) roteirista(s) do filme "Tropa de Elite". Ótimos, tanto o filme quanto o livro. O livro mostra, de forma ainda mais contundente do que o filme, a podridão do sistema policial do RJ, que está evidentemente mancomunado com o tráfico (ou vocês acham que o tráfico conseguiria ir mesmo tão longe se houve repressão policial de verdade?).
Uma das idéias centrais do livro me chamou muito a atenção. Muita gente fala que os bandidos da favela são vítimas, porque não conseguem nenhuma forma lícita de garantir uma vida digna para si e para suas famílias. Da mesma forma, os policiais ganham muito mal para enfrentar todo o perigo e a tensão que enfrentam, por isso se corrompem.
Mas será que ganhar pouco é atenuante para o crime? Os autores sugerem que não, já que há tantos trabalhadores pobres mas que continuam sendo honestos.
Cada um pense como quiser... Eu acho que não existe apenas uma resposta certa para esse dilema, que é complexo demais para ser abarcado apenas por conceitos rasos, como: honestidade, caráter, necessidade. O buraco é muito mais embaixo, mais largo e mais fundo do que se imagina.
Em relação ao livro: seria ótima ficção, se não fosse a verdade mais asquerosa.
(Gostei mais dessa frase quando formulada em inglês: good fiction, if it weren´t the bad, bad truth...)

Nenhum comentário: