sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Da Série "Eu Só Me Frodo Mesmo" - I


Geralmente, quem faz Medicina não gosta de Matemática. Mas quando vejo o meu holerite/contracheque (acima), é inevitável pensar em algumas comparações. Por exemplo: eu ganho menos do que se eu ficasse pedindo dinheiro no sinal de trânsito.

Duvida?

Então, faz as contas comigo: eu ganho 588 reais por mês (bruto), mais insalubridade. (A foto anexa é de antes de o Governo do Estado nos conceder um vistoso aumento de 6,5%, na metade deste ano.) Ainda bem que consigo fazer alguns plantões no Hospital Universitário que dão uma boa ajuda, senão não sei como pagaria minhas contas.

Imaginemos que eu ficasse em pé no semáforo pedindo dinheiro aos motoristas. O sinal fica mais ou menos 30 segundos aberto e 30 segundos fechado a cada minuto, certo? (Isso, supondo que eu ficasse apenas em um lado da rua - se eu fosse ágil e rápido, poderia pedir dinheiro nas duas ruas do cruzamento alternadamente, dobrando minhas possibilidades de ganho.) Suponhamos que apenas uma alma caridosa me desse, digamos, uma moeda de 25 centavos, a cada sinal fechado. Portanto, eu estaria ganhando 25 centavos por minuto. Isso corresponde a 60 x 0,25 = 15 reais por hora. Certo? Vamos dizer que eu trabalhasse, por exemplo, 20 horas por semana, a mesma carga horária que desempenho como professor da UEL (o que é pouco; dá pra ficar bem mais tempo no sinal a cada dia). A 15 reais por hora, eu estaria ganhando 15 x 20 = 300 reais por semana. Ou seja, 4 x 300 = R$ 1.200,00 por mês. Livre de impostos e de responsabilidades.

Pedindo dinheiro no sinal, com a mesma carga horária, eu estaria ganhando mais do que o dobro do que ganho como professor, ensinando os estudantes de Medicina e os médicos residentes a tratar problemas de saúde comuns e importantíssimos, como: obesidade, diabetes, doenças da tireóide, distúrbios do colesterol etc. Por aí vocês podem ter uma idéia do grande valor que o Estado dá ao ensino universitário público.

Aliás, pra quê valorizar os professores num país onde o presidente é analfabeto funcional?

Vou ficar de olho no jornal para ver se a Prefeitura resolve instalar algum semáforo novo na cidade. Os já existentes estão todos ocupados, com certeza.

Nenhum comentário: